Teoria dos arquétipos e construção de personagens em filmes e séries

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.159964

Palavras-chave:

Arquétipo, Cinema, Série de TV, Personagem, Processo de criação

Resumo

Este artigo introduz a teoria dos arquétipos a partir da revisão dos conceitos desenvolvidos por Jung, Campbell e Durand e analisa o uso pragmático de arquétipos na produção de filmes e séries de TV. O estudo articula as reflexões sobre o tema nos campos da antropologia, psicologia e artes, buscando definir o que são os arquétipos e quais são suas funções nas narrativas. Por fim, o conceito de arquétipo na construção de personagens é aplicado com o estudo de caso de Walter White, protagonista da série de TV Breaking Bad. O resultado obtido é um conceito de arquétipo aplicável aos processos de criação e construção de personagens nas narrativas audiovisuais.

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Biografia do Autor

  • Sílvio Antonio Luiz Anaz, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutorado em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São
    Paulo (USP).

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Publicado

2020-07-09

Como Citar

Teoria dos arquétipos e construção de personagens em filmes e séries. (2020). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 47(54), 251-270. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.159964