A política das emoções

o público e o privado em Porta dos Fundos

Autores

  • Guilherme Fumeo Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rafael Sbeghen Hoff Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160571

Palavras-chave:

humor, audiovisual, política das emoções, público, privado

Resumo

Este trabalho analisa o processo de interpenetração entre as esferas pública e privada em dois vídeos do canal Porta dos Fundos no YouTube, Questão de Ordem e Nome na Lista, problematizando a noção de política das emoções através dos vídeos. Para tanto, será feito o diálogo entre uma discussão teórica sobre a evolução das noções de público e privado, através de Richard Sennett (2014) e Sandra Jovchelovitch (2000), a análise dos discursos emocionais como práticas políticas, por meio de Lila Abu- Lughod e Catherine Lutz (1990) e Claudia Rezende e Maria Claudia Coelho (2010) e o humor sobre política feito pelo canal, pela análise destes dois vídeos.

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Biografia do Autor

  • Guilherme Fumeo Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). Integra o Grupo de Pesquisa em Processos Audiovisuais (Proav-UFRGS). Bolsista Capes.

  • Rafael Sbeghen Hoff, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Graduado em Jornalismo, mestre em Letras e Cultura Regional, doutor em Ciências da Informação e Comunicação (PPGCOM-UFRGS), pesquisador do Grupo de Pesquisa em Processos Audiovisuais (Proav-UFRGS) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Processos Imagéticos (Prima-Ufam).

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

A política das emoções: o público e o privado em Porta dos Fundos. (2020). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 47(53), 147-161. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160571