Cenas comunicativas como palco de tensões: dos impasses que permeiam a constituição recíproca de interlocutores em Papo de Polícia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.99866Palavras-chave:
Interações comunicativas. Políticas do sensível. Papo de Polícia.Resumo
Esse artigo tem como questão central as tensões que envolvem a construção recíproca de sujeitos como interlocutores em uma cena comunicativa. O objeto empírico de referência é a primeira temporada da série Papo de Polícia, composta de sete episódios que foram veiculados no Multishow em 2011. O protagonista é o policial civil Roberto Chaves, que foi convidado para o “desafio” de se hospedar sete dias no Complexo do Alemão (RJ) no intuito de relatar, por meio de um diário em vídeo, as vivências no local e a interação com os moradores. Será realizada uma leitura do dispositivo que sustenta a trama, suas estratégias de convocação do espectador, e suas formas de conduzir as interações entre o protagonista e seus entrevistados. Intenciona-se, por fim, questionar as incongruências advindas dessa estrutura de organização da série através de cenas que parcialmente escapam ao roteiro da temporada.
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