Cenas comunicativas como palco de tensões: dos impasses que permeiam a constituição recíproca de interlocutores em Papo de Polícia

Autores

  • Thales Vilela Lelo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.99866

Palavras-chave:

Interações comunicativas. Políticas do sensível. Papo de Polícia.

Resumo

Esse artigo tem como questão central as tensões que envolvem a construção recíproca de sujeitos como interlocutores em uma cena comunicativa. O objeto empírico de referência é a primeira temporada da série Papo de Polícia, composta de sete episódios que foram veiculados no Multishow em 2011. O protagonista é o policial civil Roberto Chaves, que foi convidado para o “desafio” de se hospedar sete dias no Complexo do Alemão (RJ) no intuito de relatar, por meio de um diário em vídeo, as vivências no local e a interação com os moradores. Será realizada uma leitura do dispositivo que sustenta a trama, suas estratégias de convocação do espectador, e suas formas de conduzir as interações entre o protagonista e seus entrevistados. Intenciona-se, por fim, questionar as incongruências advindas dessa estrutura de organização da série através de cenas que parcialmente escapam ao roteiro da temporada.

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Biografia do Autor

  • Thales Vilela Lelo, Universidade Estadual de Campinas
    Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do grupo de pesquisa em Jornalismo, Narrativas e Práticas Comunicacionais (UFOP) e do grupo de estudos em Trabalho, Saúde e Subjetividade (UNICAMP).

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Publicado

2016-08-22

Como Citar

Cenas comunicativas como palco de tensões: dos impasses que permeiam a constituição recíproca de interlocutores em Papo de Polícia. (2016). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 43(45), 200-219. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.99866