Usuário-mídia e práticas de consumo no contexto da recepção em comunicação digital

  • Midierson Maia Universidade de São Paulo
  • Carolina Terra Universidade de São Paulo
Palavras-chave: mídias sociais, recepção, consumo, subjetividade, linguagem

Resumo

O artigo busca, por meio de um desdobramento teórico aplicado aos estudos de recepção, contribuir no sentido de compreender o atual contexto da comunicação atrelada ao consumo, às práticas sociais e ao cenário digital. Para tanto, foi utilizado o conceito de usuário-mídia, desenvolvido por Terra em 2011. Frente ao entendimento do usuário-mídia como um ente produtor de sentidos, que não funciona fora da interação, o desdobramento do modelo defendido por Terra se tornou possível e em acordo com os referencias estudados por autores da recepção. A metodologia buscou provar o critério de pertinência entre as instâncias propostas. Além de fundamentar a figura do usuário-mídia como um ente ativo da recepção, o trabalho apresenta conclusões que sinalizam para um distanciamento significativo entre as marcas e seus públicos, que clamam por um maior reconhecimento e diálogo quando o que está em jogo são suas reais necessidades, sua linguagem, cultura e seus desejos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Midierson Maia, Universidade de São Paulo
Professor convidado da Escola de Comunicações e Artes/USP, onde ministra a disciplina Moda e Psicanálise em um curso de especialização intitulado Gestão Estética da Moda. É professor do Centro Internucleos de Ensino e Pesquisa. Possui mestrado em Ciências da Comunicação pela USP. Doutorando em Ciências da Comunicação pela USP, onde desenvolve uma pesquisa que busca entender a formação do desejo na publicidade. É também consultor em Marketing e Comunicação para empresas de médio e grande porte.
Carolina Terra, Universidade de São Paulo
Doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas, pela Escola de Comunicações e Artes/USP, e formada em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista/Bauru. É atualmente docente para as pós-graduações em Comunicação Digital, da Escola de Comunicações e Artes/USP, da Fundação Instituto e Administração e da Fundação Armando Álvares Penteado. Docente de disciplinas relacionadas às mídias sociais e comunicação organizacional em diversos cursos de pós-graduação pelo Brasil.
Publicado
2014-12-09