Dez vezes sem juros: uma análise dos mecanismos de persuasão utilizados na publicidade de varejo

Autores

  • Mauricio José Melim Associação Educacional Luterana Bom Jesus
  • José Maria Melim Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v9i1p17-26

Palavras-chave:

persuasão, publicidade, varejo, psicologia social, semiótica

Resumo

Este trabalho oferece um ensaio analítico acerca da persuasão em publicidade. O arcabouço teórico utilizado conjuga conceitos de psicologia social e semiótica, e o alvo da análise é um típico anúncio de varejo. Busca-se nele identificar a presença de certos mecanismos psicológicos de persuasão e, em seguida, descrever o modo como esses mecanismos estão materializados no anúncio, sob a forma de signos figurativos, linguísticos e plásticos.

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Biografia do Autor

  • Mauricio José Melim, Associação Educacional Luterana Bom Jesus

    Professor dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo na Associação Educacional Luterana Bom Jesus (IELUSC). Mestre em Ciências da Comunicação Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 

  • José Maria Melim, Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina

    Professor no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

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Publicado

2017-06-07

Como Citar

Dez vezes sem juros: uma análise dos mecanismos de persuasão utilizados na publicidade de varejo. Signos do Consumo, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 17–26, 2017. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v9i1p17-26. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/112132.. Acesso em: 18 abr. 2024.