As origens das marcas e da publicidade moderna: As campanhas publicitárias de sabões e sabonetes

  • António Machuco Rosa Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Palavras-chave: publicidade, marcas, Woodbury’s, Lux, triângulo semiótico.

Resumo

Neste artigo é analisado o surgimento das marcas e da publicidade moderna através do exemplo das campanhas publicitárias de sabões e sabonetes no início do século XX. Serão analisadas as campanhas de Woodbury’s e de Lux, sublinhando-se o papel que a agência J. Water Thompson teve nessas campanhas. Mostra-se que no início do século XX já existiam duas grandes tendências na criação de campanhas publicitárias, a publicidade “reason-why e a publicidade “emocional”. Mostra-se finalmente como essas duas tendências estão associadas a duas conceções sobre o papel das marcas registadas.

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Biografia do Autor

António Machuco Rosa, Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Professor Associado - Faculdade de Letras da Universidade do Porto - Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação.
Publicado
2015-12-15