Consumo colaborativo: perspectivas, olhares e abordagens para um conceito em construção

Autores

  • Ana Cirne Paes de Barros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Karla Regina Macena Pereira Patriota Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v9i2p4-15

Palavras-chave:

Consumo, Consumo colaborativo, Bibliometria.

Resumo

Apesar de evidente nas práticas contemporâneas de consumo e comunicação, o que se convencionou chamar de “consumo colaborativo” ainda agrupa uma série de questionamentos e reflexões em torno de sua semântica. Este artigo, ancorado na perspectiva bibliométrica, analisa os trabalhos disponíveis no Portal de Periódicos da Capes/MEC e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que contenham em sua proposta de pesquisa a expressão “consumo colaborativo” para investigar de que modo os pesquisadores brasileiros abordam o conceito e, em seguida, problematiza suas postulações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Cirne Paes de Barros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

    Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Cidade Alta. Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, sob orientação da professora doutora Karla Patriota.

  • Karla Regina Macena Pereira Patriota, Universidade Federal de Pernambuco

    Pós-Doutorado pela University of Cambridge, doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta 4 do curso de Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Consumo colaborativo: perspectivas, olhares e abordagens para um conceito em construção. Signos do Consumo, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 4–15, 2017. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v9i2p4-15. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/122581.. Acesso em: 29 mar. 2024.