Por uma teoria da consumação: correspondências entre comunicação, consumo e imaginário

Autores

  • Frederico Jorge Tavares de Oliveira Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v10i2p92-104

Palavras-chave:

Comunicação e consumo, Imaginário, Consumação, Pós-modernidade

Resumo

Pretende-se indicar a consumação enquanto categoria teórica pertinente para se estabelecer rotas teórico-metodológicas para os estudos de comunicação e consumo na sua interface com o imaginário. Essas rotas implicam uma revisão bibliográfica de autores que, de modo geral, integram esses estudos e/ou os chamados estudos do imaginário. Apresenta-se uma série de noções articuladas entre si, a fim de que se possa compreender a formação das imagens simbólicas num ambiente de consumação mediática. Parte-se da hipótese de que há certa insuficiência das categorias do consumo e do consumismo para lidar com essa questão.

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Biografia do Autor

  • Frederico Jorge Tavares de Oliveira, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM-ESPM) e bolsista Capes-Prosup integral. Bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (Capes-PDSE) na Université Sorbonne Paris Cité (USPC). Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM-ECA/USP) e bolsista CNPq. Integra o Grupo de Pesquisa Juvenália, do PPGCOM-ESPM.

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Publicado

2018-07-12

Como Citar

Por uma teoria da consumação: correspondências entre comunicação, consumo e imaginário. Signos do Consumo, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 92–104, 2018. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v10i2p92-104. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/141446.. Acesso em: 26 abr. 2024.