Novos enunciadores da publicidade: perfis fictícios no branded content da cerveja Antarctica

Autores

  • Sandro Tôrres de Azevedo Faculdades Integradas Hélio Alonso
  • Daniele de Castro Alves Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Mariana Ayres Tavares Vasconcelos Centre d’Études Luttéraires et Scientifiques Appliquées Paris-Sorbonne

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v10i2p27-37

Palavras-chave:

Perfis fictícios, Branded content, Publicidade, Semiótica, Cerveja Antarctica

Resumo

Neste trabalho, analisamos as interações estabelecidas na página do perfil fictício Marcelão da BOA, personagem do conjunto de webséries “Coisa boa gera coisa boa”, promovido pela marca de cerveja Antarctica como parte integrante de sua corrente ação de branded content. Para tanto, recuperamos conceitos afeitos à relação entre ciberpublicidade e prossumidores, bem como revisamos algumas perspectivas sobre o branded content. Assim, procuramos investigar as trocas discursivas entre marca e consumidores sob o prisma dos regimes de interação dados pelo ferramental teórico da sociossemiótica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandro Tôrres de Azevedo, Faculdades Integradas Hélio Alonso
    Publicitário, pesquisador e professor no ensino superior desde 1999. Doutor em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UFF. Vice-líder do ReC – Grupo de Pesquisa em Retórica do Consumo (UFF/CNPq). Membro do SeDi – Grupo de Pesquisa em Semiótica e Discurso (UFF/CNPq). Trabalha academicamente com objetos da comunicação social, tendo ministrado disciplinas dessa área em nível de graduação e pós-graduação (lato sensu) nas seguintes instituições: Faculdades Integradas Hélio Alonso, Universidade Veiga de Almeida, Universidade Estácio de Sá, Escola Superior de Propaganda e Marketing e Instituto Infnet.
  • Daniele de Castro Alves, Universidade Estadual do Rio de Janeiro
    Doutoranda e mestre em Comunicação pelo PPG em Comunicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Possui graduação em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e MBA em Marketing Estratégico pela Univercidade. Desde 1994, atua como redatora publicitária nas áreas de propaganda, merchandising, ponto de venda, endomarketing/comunicação interna, marketing direto e branding. Presta também consultoria em planejamento estratégico e branding. Estudos e pesquisas com ênfase em tecnologias da comunicação, ciberpublicidade, comunicação e consumo, branded content e narrativa publicitária.
  • Mariana Ayres Tavares Vasconcelos, Centre d’Études Luttéraires et Scientifiques Appliquées Paris-Sorbonne
    Doutoranda na Université Paris-Sorbonne (École Doctorale V – Concepts et Langages). Possui mestrado pelo PPG em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em publicidade, pesquisa de mercado e inovação nas empresas Oi e L’Oréal Brasil.

Downloads

Publicado

2018-07-12

Como Citar

Novos enunciadores da publicidade: perfis fictícios no branded content da cerveja Antarctica. Signos do Consumo, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 27–37, 2018. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v10i2p27-37. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/146017.. Acesso em: 19 abr. 2024.