Estruturas narrativas de booktrailers de literatura fantástica: uma classificação

Autores

  • Cláudio Roberto de Araújo Bezerra Universidade Católica de Pernambuco
  • Tifanny Valente Brasileiro Faculdade de Olinda
  • Breno Carvalho Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v12i2p115-125

Palavras-chave:

Booktrailer, Literatura fantástica, Narrativa, Audiovisual, Publicidade digital

Resumo

Este artigo propõe uma tipologia de estruturas narrativas de booktrailers de literatura fantástica a partir de um mapeamento desses produtos nos canais do YouTube das maiores editoras internacionais do subgênero fantasia. O artigo também discute as estratégias estético-narrativas e publicitárias usadas nos booktrailers para seduzir os fãs ou potenciais leitores de uma obra fantástica. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória cujo trabalho analítico envolveu uma interface entre literatura, cinema e publicidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudio Roberto de Araújo Bezerra, Universidade Católica de Pernambuco

    Pós-Doutoramento em Indústrias Criativas pela Universidade do Porto, em Portugal. Doutor em
    Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor do Mestrado Profissional
    em Indústrias Criativas e coordenador da Especialização em Estudos Cinematográficos da Unicap.

  • Tifanny Valente Brasileiro, Faculdade de Olinda

    Mestra em Indústrias Criativas pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Especialista em
    Comunicação e Marketing de Mídias Digitais (Estácio de Sá). É professora de Publicidade e Fotografia
    da Faculdade de Olinda (Focca)

  • Breno Carvalho, Universidade Católica de Pernambuco

    Doutor em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor do Mestrado Profissional em Indústrias Criativas e coordenador da Agência de Soluções Interativas Combogó da Unicap.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Estruturas narrativas de booktrailers de literatura fantástica: uma classificação. Signos do Consumo, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 115–125, 2020. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v12i2p115-125. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/160039.. Acesso em: 29 mar. 2024.