Quando os corpos e a diversidade vão às compras: consumo, estereótipos e práticas de mercado

Autores

  • Manuela do Corral Vieira Universidade Federal do Pará
  • Marcio Monteiro Dias Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v12i2p93-105

Palavras-chave:

Consumo, LGBTI, Publicidade, Estereótipos, Pink Money

Resumo

Neste trabalho, busca-se traçar uma investigação com as formas pelas quais os pontos de venda estão recebendo e lidando com a diversidade de seus clientes/consumidores LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e Intersexuais), a partir de uma etnografia realizada em dois shoppings da cidade de Belém (PA) por meio de uma simulação de compra. O presente artigo, que usa como referencial teórico principal Geertz (1989), Corrêa e Dubeaux (2015), Judith Butler (2006), Louro (1997) e Walter Lippmann (2008), compreende o consumo não apenas como troca de valor monetário, mas como uma das possibilidades de espaços para questionamentos, vivências, debates e práticas simbólicas que perpassam por estereótipos, ações de divulgação de mercado, resistência e interações no tecido social da vida. Assim, o artigo conclui como alguns desses sujeitos se percebem e se apropriam ou não das estratégias publicitárias e de como algumas(uns) delas e deles se motivam, por meio do consumo, a reivindicarem reconhecimento, visibilidade e direitos.

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Biografia do Autor

  • Manuela do Corral Vieira, Universidade Federal do Pará

    Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do
    Pará (UFPA) e professora na Faculdade de Comunicação (FACOM) e no Programa de Pós-Graduação em
    Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Líder do Grupo de
    Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade – Consia (CNPq/UFPA).

  • Marcio Monteiro Dias, Universidade Federal do Pará

    Mestre em Ciência da Comunicação pelo Programa de Comunicação, Cultura e Amazônia (UFPA).
    Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Pará
    e Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Quando os corpos e a diversidade vão às compras: consumo, estereótipos e práticas de mercado. Signos do Consumo, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 93–105, 2020. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v12i2p93-105. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/169526.. Acesso em: 29 mar. 2024.