O consumo e o não consumo: flashes de uma discussão

Autores

  • João Anzanello Carrascoza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v12i2p106-114

Palavras-chave:

Consumo , Comunicação, Literatura, Discurso

Resumo

Nas últimas décadas, a concepção clássica de consumo – ato de aquisição de mercadorias – se ampliou a partir das reflexões de estudiosos de distintas áreas, como filósofos, antropólogos e sociólogos, sendo hoje entendida como um fenômeno sócio-cultural complexo. Neste artigo, objetivamos discutir aspectos epistemológicos do consumo e, igualmente, do não consumo de bens (materiais e simbólicos) a partir do conto Uma questão temporária, da escritora inglesa Jhumpa Lahiri. Vamos nos valer, para isso, de elementos da teoria literária e de preceitos da análise do discurso de linha francesa.

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Biografia do Autor

  • João Anzanello Carrascoza, Universidade de São Paulo

    João Anzanello Carrascoza é professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde fez mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação. É docente também do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM-SP. Autor de obras sobre criação e redação em propaganda como “A evolução do texto publicitário”, “Redação publicitária”, “Razão e sensibilidade no texto publicitário” e “Do caos à criação publicitária”, entre outras.

     

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

O consumo e o não consumo: flashes de uma discussão . Signos do Consumo, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 106–114, 2020. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v12i2p106-114. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/170751.. Acesso em: 24 abr. 2024.