Uma interação entre marcas: da censura do comercial do Banco do Brasil na TV aberta à representação da diversidade na postagem do Burger King no Facebook

Autores

  • André Iribure Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v12i2p58-75

Palavras-chave:

LGBTQIA , Publicidade, Gênero, Sexualidade, Representações

Resumo

Este texto é o recorte de uma pesquisa iniciada em 2009, com corpus de 126 comerciais veiculados em TV aberta que abordam a temática LGBTQIA+. A pesquisa estrutura-se entre a análise das representações em TV e as repercussões de parte desses comerciais na rede social Facebook. Aborda-se, neste momento, um recorte sobre a publicidade do comercial com a temática das minorias do anunciante Banco do Brasil que foi retirado do ar e seu desdobramento na apropriação da censura por meio de postagem de peça publicitária para o Facebook do anunciante Burger King. Para tanto, aborda-se este caso pelas temáticas de gênero, da sexualidade e de suas representações sociais no texto publicitário.

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Biografia do Autor

  • André Iribure, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professor associado da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação na Universidade Federal do
    Rio Grande do Sul. Mestre em Comunicação e Informação e doutor em Comunicação e Informação
    pela UFRGS, com doutorado-sanduíche na UFRJ. Secretário de Comunicação da UFRGS.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Uma interação entre marcas: da censura do comercial do Banco do Brasil na TV aberta à representação da diversidade na postagem do Burger King no Facebook. Signos do Consumo, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 58–75, 2020. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v12i2p58-75. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/174717.. Acesso em: 26 abr. 2024.