Estudos de gênero em interface com signos e mídia: aproximações muito tímidas

Autores

  • Claudia Lago Universidade de São Paulo
  • Elisa Canjani Universidade de São Paulo
  • Isabella Bergo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v12i2p33-44

Palavras-chave:

Comunicação, Consumo, Estudos de gênero, Comunicação, Mídia e Consumo, Signos do Consumo

Resumo

Investigando a base de dados das revistas Comunicação, Mídia e Consumo e Signos do Consumo, esse artigo busca perceber como pesquisas que trabalham questões de gênero na interface Comunicação e Consumo se apropriam e dialogam com o campo de Estudos de Gênero a partir de sua complexidade e interdisciplinaridade. Os resultados apontam para uma excessiva timidez, tanto em termos da quantidade de materiais que fazem uso dessa relação, quanto em termos da aproximação efetiva do arcabouço temático e teórico conceitual fornecido pelo campo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Claudia Lago, Universidade de São Paulo

    Professora do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da
    Universidade de São Paulo (CCA-ECA/USP) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da
    Comunicação da mesma instituição. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Alteridade, Subjetividades,
    Estudos de Gênero e Performance nas Comunicações e Artes (AlterGen). Doutora em Ciências da
    Comunicação pela ECA/USP e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa
    Catarina. Graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.

  • Elisa Canjani , Universidade de São Paulo

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM-ECA/USP)
    da Universidade de São Paulo. Integra o grupo de pesquisa Alteridade, Subjetividades, Estudos de
    Gênero e Performance nas Comunicações e Artes. Graduanda em Licenciatura em Educomunicação
    pela ECA-USP. Arquiteta e Urbanista pela FAU-USP.

  • Isabella Bergo, Universidade de São Paulo

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM-ECA/USP)
    da Universidade de São Paulo. Integra o grupo de pesquisa Alteridade, Subjetividades, Estudos de
    Gênero e Performance nas Comunicações e Artes. Graduada em Ciências da Comunicação com
    Habilitação em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Estudos de gênero em interface com signos e mídia: aproximações muito tímidas. Signos do Consumo, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 33–44, 2020. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v12i2p33-44. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/178655.. Acesso em: 19 abr. 2024.