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Trocadilho: o primo da criação publicitária

Celso Figueiredo Neto

Resumo


Este artigo visa a resgatar o trocadilho como ferramenta retórica de criação publicitária amplamente utilizada, com frequência como recurso humorístico, nem sempre bem recebida pelos criativos e intelectuais. Uma análise da presença do humor na publicidade, bem como do uso extensivo de trocadilhos textuais e visuais, justifica uma abordagem mais minuciosa do fenômeno. O levantamento bibliográfico indica que os critérios existentes não servem ao propósito de verificar o potencial persuasivo dos trocadilhos, para tanto, propomos como critérios a eficácia e a originalidade para avaliar as referidas figuras de linguagem. Por eficácia entenderemos a capacidade dos múltiplos sentidos do trocadilhos contribuírem para a construção do sentido; por originalidade, o afastamento do universo dos clichês que esvazia a riqueza semântica do fenômeno.

Palavras-chave


humor, publicidade, retórica, criação publicitária

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DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v3i2p137-152

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