A técnica como horizonte, a experiência estética e a hipermídia

Autores

  • Sérgio Bairon Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v3i2p194-215

Palavras-chave:

Hipermídia, Técnica Como Horizonte, Comunicação E Experiência Estética

Resumo

O presente artigo analisa a relação entre a dimensão conceitual da técnica como horizonte e a dimensão comunicativa da experiência estética em sua expressividade hipermidiática. A análise baseia-se em princípios hermenêutico-fenomenológicos e propõe uma leitura particular da dimensão técnica da hipermídia, como uma nova forma de manifestação da compreensão. A técnica como horizonte é compreendida como a possibilidade do alcance do nível da reflexão analítica por parte da linguagem hipermidiática. O privilégio da pergunta à pergunta, à busca, ao estranhamento e à multiplicidade de respostas é uma das características desta nova forma de compreensão.

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Biografia do Autor

  • Sérgio Bairon, Universidade de São Paulo
    Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA USP. Pesquisador bolsista produtividade 2 do CNPq. Pós-doutor pela Freie de Berlim, Alemanha. Doutor em Ciências pela FFLCH - USP. Historiador e Cientista Social. Líder do CEDIPP – Centro de Estudos e Produção Partilhada. Professor da ECA USP junto ao PPGCOM e ao curso de Publicidade.

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Publicado

2011-12-10

Como Citar

A técnica como horizonte, a experiência estética e a hipermídia. Signos do Consumo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 194–215, 2011. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v3i2p194-215. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/41811.. Acesso em: 29 mar. 2024.