Considerações sobre alguns processos sistêmicos e discursivos de marca de produto

Autores

  • Jean Charles Jacques Zozzoli Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v1i1p44-55

Palavras-chave:

marca, semiótica, programas narrativos

Resumo

O artigo apresenta parte de um estudo sobre a economia semiótica da marca realizado pelo Autor. No quadro da semiótica da Escola de Paris, examina as estruturas discursivas que organizam, num nível superficial, a colocação em discurso das estruturas narrativas da marca. Considerando as condições de actorialização e aspectualização, evidencia subuniversos do discurso da marca e fornece uma tipologia dos sujeitos e relações actanciais que podem ser assumidas.

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Biografia do Autor

Jean Charles Jacques Zozzoli, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Propaganda e Marketing (Université de Franche-Comté  -Besançon); Especialista em Lingüística e Comunicação (UFAL); Mestre em Multimeios (UNICAMP); Doutor em Ciências da Comunicação (USP). Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas. Seus estudos inéditos sobre a mise en scène da marca lhe renderam o prêmio Intercom 94. Desenvolve atualmente pesquisas sobre Marca, Comunicação e Autopoiese. É também coordenador do núcleo de pesquisa Publicidade e Propaganda da Intercom.

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Publicado

2009-06-16