Rebeldia para consumir: imagens jovens na publicidade

Autores

  • Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v1i1p101-114

Palavras-chave:

jovem, publicidade, televisão, significados, valores

Resumo

Este artigo discute significados de imagens de jovens na publicidade da década de 80, a partir da análise do comercial Passeata, criado para a marca Staroup. Considera a permanência da televisão na preferência da juventude brasileira e baseia-se em conceitos da Semiótica da Cultura – como texto – e da Teoria das Representações Sociais – como ancoragem e objetivação –, complementados pela geração de significados a partir de oposições binárias entre valores.

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Biografia do Autor

Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho, Universidade Católica de Brasília

Doutorando em Psicologia pelo IP–UnB, mestre em Comunicação pela FAC–UnB e professor do curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília – UCB. O artigo é produto do Projeto de Pesquisa Consumidores de Sonhos?, vigente na UCB, no ano de 2007.

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Publicado

2009-06-16