Breve História dos Slogans Políticos nas Eleições do Brasil Republicano

Autores

  • Adolpho Queiroz Universidade Metodista de São Paulo
  • Carlos Manhanelli Associação Brasileira de Consultores Políticos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v1i2p235-253

Palavras-chave:

slogans, propaganda política, Brasil, discursos.

Resumo

Este artigo pretende recuperar a memória dos slogans eleitorais no Brasil, na ótica da propaganda política, mostrando de que forma essas palavras ajudam na construção da imagem eleitoral e na comunicação política dos candidatos. O estudo presente tem como objetivo a análise das representações discursivas, políticas e dos valores contidos nos slogans das eleições presidenciais, estaduais e municipais. Os resultados do estudo incidirão na análise da diferenciação discursiva, política, ideológica e dos valores contidos nos slogans de campanha. Do ponto de vista metodológico, este estudo utiliza a análise de conteúdo, percepções lingüísticas e visão histórica de sua evolução no Brasil.

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Biografia do Autor

Adolpho Queiroz, Universidade Metodista de São Paulo

Pós-Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense/RJ; Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, onde atua no Programa de PósGraduação em Comunicação; é Presidente da POLITICOM, Sociedade Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais em Comunicação e Marketing Político

Carlos Manhanelli, Associação Brasileira de Consultores Políticos

Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo e presidente da ABCOP, Associação Brasileira de Consultores Políticos.

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Publicado

2009-12-16