A cena fabulística de Hermés: uma perspectiva semiótica sobre as narrativas da marca

Autores

  • Bruno Pompeu ECA/USP
  • Clotilde Perez ECA/USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v4i1p20-36

Palavras-chave:

marca, publicidade, semiótica, Hermès, consumo, contos de fadas

Resumo

As marcas são, hoje, na vida cotidiana, um dos elementos mais repletos de significado e mais importantes socialmente. Isso porque nelas se alicerçam tanto a comunicação quanto o consumo – as marcas, por um lado, para funcionar como tal, precisam se expressar, precisam se comunicar, precisam criar vínculos; por outro, são quase sempre entidades que fomentam o consumo. Tendo esse panorama de fundo, o presente texto pretende analisar peças da campanha publicitária da marca Hermès, buscando verificar os sentidos que esta marca anunciante a si própria atribui por meio das estratégias narrativas e estéticas adotadas. Para tanto, busca-se o aporte teórico na semiótica de vertente greimasiana, para que, a partir dos três níveis do texto apresentados e desenvolvidos por seus principais autores, se possa analisar o universo semântico que a tal marca cria, sempre procurando estabelecer vínculos de afeto e instigação do desejo – como convém a uma marca. Adicionalmente integram-se à análise as contribuições das principais teorias do consumo contemporâneas, no sentido de explicitar a centralidade que as marcas assumiram exercendo sua função sígnica primordial de mediação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruno Pompeu, ECA/USP
    Doutorando em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Bolsista CAPES. Mestre pela mesma instituição. Publicitário, professor do Istituto Europeo di Design. Membro do GESC³ - Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo.
  • Clotilde Perez, ECA/USP
    Livre-docente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Doutora em Semiótica e Mestre em Marketing pela PUC-SP. Professora da ECA-USP. Professora da PUC SP. Vice líder do GESC3 – Grupo de Estudos de Semiótica, Comunicação, Cultura e Consumo.

Downloads

Publicado

2012-06-16

Como Citar

A cena fabulística de Hermés: uma perspectiva semiótica sobre as narrativas da marca. Signos do Consumo, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 20–36, 2012. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v4i1p20-36. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/49977.. Acesso em: 29 mar. 2024.