“Perfil do aprovado”: do consumo vem uma proposta a favor da transdisciplinaridade

Autores

  • Bruno Pompeu Instituto Europeo di Design (IED-SP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v4i2p197-213

Palavras-chave:

publicidade, ensino, consumo, “perfil do aprovado”, transdisciplinaridade

Resumo

Em um tempo em que a lógica do consumo se embrenha pelas mais diversas áreas da vida cotidiana – provocando mudanças as mais radicais e perturbadoras, mas indubitavelmente ditando os parâmetros vigentes atuais –, deparar-se com um ensino de Publicidade que não se mostra adequado a esse novo contexto é, no mínimo, estranho. O intuito deste texto, então, é propor, a partir de uma abordagem teórica do consumo, um novo instrumento, o “perfil do aprovado”, a ser usado dentro do ambiente de ensino de graduação no campo da Publicidade, colaborando para uma maior e melhor integração entre as disciplinas. O texto surge de uma pesquisa de doutorado ainda em andamento, mas cujo trabalho de campo já revelou importantes informações, que aqui são divulgadas, e que podem ajudar, ao fim e ao cabo, na construção de um panorama futuro da publicidade que seja melhor.

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Biografia do Autor

  • Bruno Pompeu, Instituto Europeo di Design (IED-SP)
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP), com bolsa CAPES. Professor do Instituto Europeo di Design (IED-SP). Membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3).

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Publicado

2012-12-04

Como Citar

“Perfil do aprovado”: do consumo vem uma proposta a favor da transdisciplinaridade. Signos do Consumo, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 197–213, 2012. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v4i2p197-213. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/50873.. Acesso em: 28 mar. 2024.