Relações de gênero e consumo na publicidade da brahma na copa do mundo de 2010

  • Camila Augusta Alves Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Fausto Amaro Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Fábio Grotz Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Palavras-chave: gênero, publicidade, identidade, Brahma

Resumo

Este artigo articula três momentos. Inicialmente, fazemos um panorama dos estudos de gênero, introduzindo algumas questões para a compreensão deste tema. Em seguida, propomos algumas reflexões sobre o diálogo entre publicidade, gênero e esporte. Por último, temos a análise empírica propriamente dita, onde evidenciamos as construções de gênero e as marcações de uma suposta identidade nacional hegemônica presentes nos dois filmes publicitários da Brahma escolhidos (Lista de Pedidos e Poucas Palavras).

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Biografia do Autor

Camila Augusta Alves Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Mestre em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na linha de pesquisa Cultura de Massa, Cidade e Representação Social. Estuda idolatria, representação, identidade e publicidade em Copas do Mundo de Futebol. Membro do Grupo de Pesquisa Esporte e Cultura (FCS/UERJ), cadastrado no CNPQ.
Fausto Amaro, Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj, na linha de pesquisa Cultura de Massa, Cidade e Representação Social, com bolsa da Capes. Membro do Grupo de Pesquisa Esporte e Cultura (FCS/UERJ), cadastrado no CNPQ.
Fábio Grotz, Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj, na linha de pesquisa Cultura de Massa, Cidade e Representação Social, com bolsa Faperj. Especializado em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social (IMS/Uerj).
Publicado
2013-12-19