Leia na minha camisa – comunicação, consumo e subversão de sentido de marcas absolutas

  • Irene Carballido Universidade de São Paulo
Palavras-chave: comunicação, consumo, micro-discurso, marca, subversão

Resumo

O artigo trata da produção de sentido feita pelo micro-discurso da publicidade: o nome da marca. As mensagens subvertidas veiculadas em camisas mostram que o processo de produção de sentido do nome da marca e. O mito da marca é esvendado quando destoa pela sintaxe do ready-made e do desvio. E destoa na dimensão mais ideológica da linguagem, a conotação. Com seu conteúdo denunciativo, criativo e bem humorado, a subversão de marcas, traz reflexões sobre o universo da produção sentido em torno da mercadoria e suas contradições.

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Biografia do Autor

Irene Carballido, Universidade de São Paulo

Mestranda em Comunicação e Consumo, PPGCOM- ESPM-SP. Membro do GP – “Comunicação, Discursos e Poéticas do Consumo” da ESPM-SP. Bolsista Capes/Prosup. Especialização em Psicocriatividade - Universidad Autónoma de Barcelona. Graduações em Ciências Sociais - UFBA e Graduação em Publicidade – Universidade Católica.

Publicado
2013-12-19