Usuário-mídia e práticas de consumo no contexto da recepção em comunicação digital

Autores

  • Midierson Maia Universidade de São Paulo
  • Carolina Terra Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v6i2p270-289

Palavras-chave:

mídias sociais, recepção, consumo, subjetividade, linguagem

Resumo

O artigo busca, por meio de um desdobramento teórico aplicado aos estudos de recepção, contribuir no sentido de compreender o atual contexto da comunicação atrelada ao consumo, às práticas sociais e ao cenário digital. Para tanto, foi utilizado o conceito de usuário-mídia, desenvolvido por Terra em 2011. Frente ao entendimento do usuário-mídia como um ente produtor de sentidos, que não funciona fora da interação, o desdobramento do modelo defendido por Terra se tornou possível e em acordo com os referencias estudados por autores da recepção. A metodologia buscou provar o critério de pertinência entre as instâncias propostas. Além de fundamentar a figura do usuário-mídia como um ente ativo da recepção, o trabalho apresenta conclusões que sinalizam para um distanciamento significativo entre as marcas e seus públicos, que clamam por um maior reconhecimento e diálogo quando o que está em jogo são suas reais necessidades, sua linguagem, cultura e seus desejos.

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Biografia do Autor

  • Midierson Maia, Universidade de São Paulo
    Professor convidado da Escola de Comunicações e Artes/USP, onde ministra a disciplina Moda e Psicanálise em um curso de especialização intitulado Gestão Estética da Moda. É professor do Centro Internucleos de Ensino e Pesquisa. Possui mestrado em Ciências da Comunicação pela USP. Doutorando em Ciências da Comunicação pela USP, onde desenvolve uma pesquisa que busca entender a formação do desejo na publicidade. É também consultor em Marketing e Comunicação para empresas de médio e grande porte.
  • Carolina Terra, Universidade de São Paulo
    Doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas, pela Escola de Comunicações e Artes/USP, e formada em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista/Bauru. É atualmente docente para as pós-graduações em Comunicação Digital, da Escola de Comunicações e Artes/USP, da Fundação Instituto e Administração e da Fundação Armando Álvares Penteado. Docente de disciplinas relacionadas às mídias sociais e comunicação organizacional em diversos cursos de pós-graduação pelo Brasil.

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Publicado

2014-12-09

Como Citar

Usuário-mídia e práticas de consumo no contexto da recepção em comunicação digital. Signos do Consumo, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 270–289, 2014. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v6i2p270-289. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/105707.. Acesso em: 18 abr. 2024.