A apropriação do social pela publicidade

Skol Reposter e suas ideologias de consumo

Autores

  • Ana Paula Bragaglia Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v11i1p84-96

Palavras-chave:

Ética publicitária, Publicidade aparentemente social, Ideologias de consumo, Apropriação ideológica, Feminismo

Resumo

Busca-se investigar como a publicidade comercial com apelo emocional central de causa social se vale de ideologias de consumo para favorecer a marca anunciada. O objeto empírico estudado mediante análise de discurso foi a campanha Skol Reposter, veiculada em março de 2017, com apelo central ligado à causa feminista. Como fundamentação teórica, utilizou-se principalmente leituras sobre ideologia e sociedade de consumo, incluindo os “modos de operação ideológica”, de Thompson. Como conclusão geral, viu-se que há no anúncio diversos enunciados que podem funcionar como ideologias de consumo por poderem ocultar a contribuição histórica da marca com uma ideia de objetificação da mulher.

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Biografia do Autor

  • Ana Paula Bragaglia, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Brasil

    Professora da Universidade Federal Fluminense, nos cursos de graduação em Comunicação Social e pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC). Doutora em Psicologia Social e mestre em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora do grupo de pesquisa Ética na Sociedade de Consumo (ESC) e membro do LaPA/PPGMC.

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

A apropriação do social pela publicidade: Skol Reposter e suas ideologias de consumo. Signos do Consumo, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 84–96, 2018. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v11i1p84-96. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/146106.. Acesso em: 17 abr. 2024.