Do consumo de marcação à marcação do consumo: #riachuelo e a moda midiatizada

Autores

  • Lívia Silva de Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v8i1p95-111

Palavras-chave:

Consumo, midiatização, circulação, moda, Riachuelo

Resumo

O consumo midiatizado caracteriza-se pela crescente relevância da mídia na formação de práticas de consumo (Trindade e Perez, 2014). Na circulação nas redes digitais, tais práticas se manifestam de formas singulares, na passagem de uma sociedade do consumo de marcação (Douglas e Isherwood, 2013) para uma sociedade centrada no consumidor, que cria sentidos nos seus usos e na marcação de seu consumo. Aqui, dirigimos nosso olhar para a marca de moda Riachuelo, a partir dos usos da hashtag #riachuelo na rede social Instagram.

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Biografia do Autor

  • Lívia Silva de Souza, Universidade de São Paulo
    Mestre e Doutoranda pelo PPGCOM / ECA / USP, na linha de pesquisa de Usos e Consumos Midiáticos nas Práticas Sociais. Membro do GESC3 - Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo. Sócia da ABP2 - Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. Docente no Centro Universitário FIAM-FAAM.

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Publicado

2016-07-27

Como Citar

Do consumo de marcação à marcação do consumo: #riachuelo e a moda midiatizada. Signos do Consumo, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 95–111, 2016. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v8i1p95-111. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/114487.. Acesso em: 28 mar. 2024.