Spotify e construção do gosto

uma breve análise sobre a oferta de playlists pela plataforma

Autores

  • Carolina Dantas de Figueiredo Universidade Federal de Pernambuco
  • Renata Regina Barbosa Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v11i2p28-39

Palavras-chave:

Algoritmo, Gosto, Playlist, Spotify, Usuário

Resumo

Este artigo pretende discutir como plataformas de streaming musical podem contribuir com o gosto dos usuários a partir da sugestão de playlists. Para isso, toma-se o Spotify como referência. Por meio da aplicação de questionários, percebeu-se que há uma percepção idiossincrática entre o consumo de música, a solicitação de sugestões de outras pessoas e a aceitação das playlists indicadas pela plataforma por parte dos usuários.

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Biografia do Autor

  • Carolina Dantas de Figueiredo, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutora em Comunicação, Mestre em Sociologia. Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

  • Renata Regina Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

    Mestranda em Ciência da Computação e Bacharel em Publicidade pela UFPE.

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Publicado

2019-07-31

Como Citar

Spotify e construção do gosto: uma breve análise sobre a oferta de playlists pela plataforma. Signos do Consumo, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 28–39, 2019. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v11i2p28-39. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150052.. Acesso em: 28 mar. 2024.