O que as pessoas comuns fazem à comunicação de marca?

Uma análise de campanhas publicitárias francesas

Autores

  • Lorreine Beatrice Petters Universidade Sorbonne-Nouvelle, Paris, França

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v11i1p3-12

Palavras-chave:

Pessoas comuns, Comunicação publicitária de marca, Promessa de autenticidade

Resumo

O emprego de pessoas comuns na comunicação publicitária de marca se difere do fato de utilizar atores, celebridades ou especialistas e exige uma mise en scène singular. Nós levantamos a hipótese de que o emprego de pessoas comuns permite aos anunciantes construir uma ficção publicitária próxima ao cotidiano dos consumidores efetivos e potenciais, estabelecendo uma promessa de autenticidade. Para verificar tal hipótese, foram realizadas uma revisão teórica e uma análise de conteúdo de um corpus composto por 145 mensagens publicitárias audiovisuais veiculadas na França entre 2010 e 2017.

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Biografia do Autor

  • Lorreine Beatrice Petters, Universidade Sorbonne-Nouvelle, Paris, França

    Doutora em Ciências da Comunicação e pesquisadora-membra do Centro de Pesquisa Abordagens
    Pragmáticas em Filosofia da Linguagem e da Comunicação (APPLA&CO–CIM), da Universidade
    Sorbonne-Nouvelle. Realiza atualmente um pós-doutorado na Universidade de Rouen (França) e seus
    principais temas de pesquisa são a comunicação das organizações e a circulação de discursos midiáticos.

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

O que as pessoas comuns fazem à comunicação de marca? Uma análise de campanhas publicitárias francesas. Signos do Consumo, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 3–12, 2018. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v11i1p3-12. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150701.. Acesso em: 29 mar. 2024.