Comunicação do governo federal e identidade brasileira: análise das logomarcas dos governos Lula e Dilma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v9i1p55-66

Palavras-chave:

semiótica, identidade, Brasil, logomarca, governo federal

Resumo

Este artigo procura entender, por meio da semiótica aplicada, o universo de sentido e os traços identitários brasileiros utilizados na comunicação do Governo Federal. Ao analisar as logomarcas dos governos Lula e Dilma, observou-se grande diferença entre os signos utilizados: enquanto no Governo Lula a miscigenação do povo brasileiro ganhava destaque, no Governo Dilma, o tema da desigualdade social e a estabilidade/força do Estado passam a ser o foco (dialogando com a crise de representação política atual).

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Biografia do Autor

  • Alana Giro Jorge, Universidade de São Paulo

    Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo (USP) e ex-bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com projeto atrelado ao Centro de Estudos de Telenovela (CETVN) da mesma universidade. Trabalhou na área de pesquisa de mercado, atuando ad hoc. Dedica-se a estudar assuntos relacionados a identidade, semiótica e ciências sociais (graduação em curso).

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Publicado

2017-06-07

Como Citar

Comunicação do governo federal e identidade brasileira: análise das logomarcas dos governos Lula e Dilma. Signos do Consumo, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 55–66, 2017. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v9i1p55-66. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/114985.. Acesso em: 28 mar. 2024.