Impressoras 3D: uma mudança na dinâmica do consumo

Autores

  • Cristiano Max Pereira Pinheiro Universidade Feevale
  • Gabriela Ehlers Mota Universidade Feevale
  • Camilla Steinhaus Universidade Feevale
  • Mikaela de Souza Universidade Feevale.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v10i1p15-22

Palavras-chave:

Impressoras 3D, Dinâmica de consumo, Propriedade intelectual, Economia criativa

Resumo

Este artigo tem como tema a mudança no modo de consumir produtos e/ou ideias, gerada pela maior acessibilidade financeira das impressoras 3D. A questão norteadora deste estudo reflete sobre a mudança nos processos de projetar, fabricar e consumir diversos objetos devido ao uso desses equipamentos. Para apresentar um panorama inicial, optou-se por uma metodologia baseada em uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico. Obras de autores como Anderson e Gorni, publicadas respectivamente em 2012 e 2013, fundamentam a análise.

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Biografia do Autor

  • Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

    Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordenador do Laboratório de Criatividade e professor do mestrado em Indústria Criativa na Universidade Feevale.

  • Gabriela Ehlers Mota, Universidade Feevale
    Graduada em Moda pela Universidade Feevale.
  • Camilla Steinhaus, Universidade Feevale
    Graduada em Moda pela Universidade Feevale.
  • Mikaela de Souza, Universidade Feevale.
    Graduada em Design Gráfico pela Universidade Feevale. Bolsista do Laboratório de Criatividade.

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Publicado

2018-01-15

Como Citar

Impressoras 3D: uma mudança na dinâmica do consumo. Signos do Consumo, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 15–22, 2018. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v10i1p15-22. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/128758.. Acesso em: 29 mar. 2024.