Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas Secas

Autores

  • João Anzanello Carrascoza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v9i2p93-105

Palavras-chave:

Vidas secas, Discurso, Consumo, Retextualização.

Resumo

A cena midiática é constituída por um sem-número de discursos do consumo. Seguindo o conceito de retextualização de Bettetini, podemos retirar um texto (materialidade do discurso) de seu domínio original e transportá-lo para outro. Assim como Benjamin se vale dos poemas de Baudelaire para investigar o surgimento da sociedade de massa, discutimos o consumo e suas relações com a comunicação, por meio do romance Vidas secas, de Graciliano Ramos. Conceitos da Análise do Discurso de linha francesa serão mobilizados em nossa discussão.

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Biografia do Autor

  • João Anzanello Carrascoza, Universidade de São Paulo

    Professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde fez mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação. É docente também do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing.

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

Literatura e consumo: uma leitura do clássico Vidas Secas. Signos do Consumo, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 93–105, 2017. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v9i2p93-105. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/133762.. Acesso em: 28 mar. 2024.