O impacto dos algoritmos no consumo de música

uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v12i1p83-93

Palavras-chave:

Algoritmos de recomendação, Streaming, Intermediários Culturais, Revisão Sistemática de Literatura

Resumo

Os Sistemas de Recomendação (RS) são definidos como algoritmos que classificam e recomendam produtos culturais a partir de dados sobre as práticas e o comportamento dos usuários.  O objetivo deste artigo é diagnosticar as consequências sociais e culturais dos algoritmos de recomendação de música como intermediários culturais on-line, examinando como e até que ponto eles afetam a percepção cultural, a classificação da música, a formação do gosto, o comportamento do ouvinte e a escolhas dos usuários. Realizamos uma revisão sistemática da literatura para identificar e discutir a produção científica sobre as implicações sociais e culturais de tais algoritmos nas práticas de consumo de música. Foram obtidos 311 artigos a partir de pesquisas bibliográficas em nove diferentes bases de dados científicos. Nossa análise crítica indicou quatro abordagens temáticas principais exploradas pela comunidade científica sobre esse tema entre 2000 e 2016: 1) O papel dos sistemas de recomendação na indústria fonográfica; 2) Impacto dos serviços de streaming no download de música; 3) Viés na classificação e recomendação de conteúdo; e 4) Consumo de música como recurso social. Os resultados revelam a lógica da intermediação cultural via sistemas de recomendação no mercado da música: esses algoritmos influenciam, modelam e mapeiam os gostos e hábitos dos usuários em um ambiente aparentemente livre, diversificado e ao mesmo tempo personalizado.

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Biografia do Autor

  • Rose Marie Santini, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professora associada da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do NetLab-UFRJ. 

  • Debora Salles, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutoranda do programa de pós-graduação em Ciência da Informação no IBICT/ECO-UFRJ

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Publicado

2020-03-02

Como Citar

O impacto dos algoritmos no consumo de música: uma revisão sistemática de literatura. Signos do Consumo, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 83–93, 2020. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v12i1p83-93. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/166042.. Acesso em: 25 abr. 2024.