A Linguagem das Mercadorias

Autores

  • Lucia Santaella PUC-SP
  • Winfried Nöth Universidade de Kessel

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v1i1p21-43

Palavras-chave:

mercadoria, signos, linguagem, sistema

Resumo

Mercadorias têm sido estudadas pela economia, economia política e, evidentemente, pelo marketing. Tendo como base a semiótica, ciência geral de todos os tipos de signos e seus respectivos modos de produzir sentido, este artigo visa analisar as mercadorias em sua natureza e funcionamento de linguagem. Para isso, depois de examinar as teorias semióticas das mercadorias e as abordagens antropológicas, as mercadorias são apresentadas como signos em uma visão pluralista. Assim, a mercadoria é contemplada como signo utilitário, como signo comercial e como signo sociocultural. Por fim, são analisados os processos de semiotização por que passam as mercadorias e a linguagem da mercadoria como um sistema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucia Santaella, PUC-SP
    Professora Titular da PUC-SP junto ao Progarma de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
  • Winfried Nöth, Universidade de Kessel
    Professor Titular da Universidade de Kessel na Alemanha

Downloads

Publicado

2009-06-16

Como Citar