Resiliência em crianças e adolescentes vítimas de estresse precoce e maus-tratos na infância

  • Isabela Masucci de Lima Camargo Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria Neyrian de Fátima Fernandes Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Marina Sayuri Yakuwa Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Ana Maria Pimenta Carvalho Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Patricia Leila dos Santos Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Edilaine Cristina Silva Gherardi-Donato Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Débora Falleiros de Mello Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Palavras-chave: Resiliência Psicológica; Estresse Psicológico; Maus-tratos Infantis

Resumo

Este estudo teve como objetivo caracterizar a resiliência em crianças e adolescentes que sofreram abusos na infância a partir de revisão da literatura científica. Revisão integrativa com evidências da literatura, nas bases de dados Web of Science, PubMed/Medline e PsycInfo, com os descritores resilience, psychological e child abuse. Foram encontrados 17 artigos, no período de 2011 e 2015. De acordo com a produção científica analisada, encontrou-se que os abusos na infância têm relação negativa com o desenvolvimento da resiliência e favorável ao surgimento de sintomatologia depressiva e ansiosa. Fatores como o apoio social e familiar apresentam relação positiva com a resiliência. Conclui-se que o desenvolvimento da resiliência em crianças e adolescentes vítimas de abuso pode atuar como fator protetor para estes indivíduos.

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Biografia do Autor

Isabela Masucci de Lima Camargo, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Mestranda, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto

Maria Neyrian de Fátima Fernandes, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Doutoranda, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Professor Assistente, Universidade Federal do Maranhão

Marina Sayuri Yakuwa, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Doutoranda, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto

Ana Maria Pimenta Carvalho, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

PhD, Professor Associado, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto

Patricia Leila dos Santos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

PhD, Professor Doutor, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto

Edilaine Cristina Silva Gherardi-Donato, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

PhD, Professor Associado, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto

Débora Falleiros de Mello, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

PhD, Professor Associado, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto

Publicado
2018-08-27
Como Citar
Camargo, I., Fernandes, M. N., Yakuwa, M., Carvalho, A. M., Santos, P., Gherardi-Donato, E., & Mello, D. (2018). Resiliência em crianças e adolescentes vítimas de estresse precoce e maus-tratos na infância. SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 13(3), 156-166. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i3p156-166
Seção
Artigo de Revisão