Metilfenidato e melhoramento cognitivo em universitários
um estudo de revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i4p232-242Palavras-chave:
Estudantes; Universidade; Metilfenidato; Inteligência; Cognição.Resumo
Objetivo: Muitas informações circulam na literatura não científica a respeito da “pílula da inteligência”, termo utilizado para designar o metilfenidato. Assim, a presente revisão sistemática reúne dados sobre as motivações, expectativas, efeitos e prejuízos do uso não prescrito de metilfenidato por universitários. Metodologia: Revisão sistemática no período de 2008 a 2015. Resultados: Há escassez de dados científicos sobre as reais motivações desse uso devido especialmente às limitações metodológicas dos estudos. Os instrumentos de pesquisa pouco investigam o uso de substâncias voltado para melhoramento cognitivo. O uso está relacionado à manutenção do estado de alerta e aumento de energia. Tais achados aliado ao fácil acesso à medicação tem tornado o uso do metilfenidato, pelos universitários, uma prática crescente.