Foco e Escopo

A Teresa: revista de literatura brasileira(Qualis B4), revista semestral da Área de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da USP, tem como objetivo publicar pesquisas e investigações avançadas, concluídas ou em andamento, caracterizadas por originalidade, capazes de contribuir efetivamente para a área. 

Ela está inserida na área temática de Literatura Brasileira, conforme tabela de áreas do conhecimento do CNPq (8.02.06.00-0).

A Teresa oferece, além de um dossiê, trabalhos inéditos sob a forma de ensaios, artigos, entrevistas e resenhas de livros. Os interessados poderão submeter seus textos em quaisquer das seções abaixo:

a) Dossiê, para artigos que correspondam à temática de cada número específico;

b) Artigos e ensaios de temática ligada à pesquisa em Literatura Brasileira;

c) Entrevistas com autores, críticos e teóricos de interesse da área e/ou que se agreguem à área;

d) Ensaios fotográficos e/ou ilustrativos que complementem a proposta de dossiê.

e) Resenhas;

f) Poemas, contos e trechos de obras ficcionais de maior amplitude necessariamente inédita.

Processo de Avaliação pelos Pares

As submissões podem ser feitas em fluxo contínuo, observando a data de fechamento especificada na opção Chamadas. As contribuições devem ser originais e inéditas.

Cada artigo proposto será avaliado por dois pareceristas ad hoc pelo sistema de avaliação por pares cega.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

Agradecemos à CAPES pelos recursos destinados à viabilização da publicação da Teresa - Revista de Literatura Brasileira.

Histórico do periódico

A revista Teresa: revista de literatura brasileira (Qualis B4), uma publicação semestral da Área de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo (USP), criada em 2000, tem como objetivo publicar pesquisas e investigações, abordando a área de Literatura Brasileira em perspectivas originais e avançadas, desenvolvidas  por pesquisadores no Brasil e no exterior.