Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Teresa - Revista de Literatura Brasileira?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os artigos, tendo um mínimo de 20.000 caracteres (com espaço), não devem ultrapassar o total de 35.000 caracteres (com espaço). As resenhas, tendo um mínimo de 4.500 caracteres (com espaço), não devem ultrapassar o total de 9.000 caracteres (com espaço).

Cada artigo proposto será encaminhado para dois pareceristas. O parecerista, cujo anonimato será garantido, deverá se orientar pelo formulário de avaliação.

Ao redigir seu parecer, o parecerista deverá declarar formalmente não existir qualquer circunstância que caracterize potencial conflito de interesse ou que possa ser observada como impeditiva para sua isenção.

A avaliação/seleção de textos observará um dos seguintes critérios:

a) Aprovado sem ressalvas: o parecerista poderá, a seu critério, fazer ou não comentários sobre o texto;

b) Aprovado com ressalvas: o parecerista deverá apontar possíveis problemas a serem corrigidos antes da publicação, com anotações em relatório anexo. O texto não retornará ao parecerista ficando a cargo do Conselho Editorial verificar se as pendências foram sanadas pelo autor durante o prazo especificado, assim como determinar a publicação ou não do texto.

c) Reprovado: o parecerista deverá apontar os itens que levaram à reprovação do texto.

É da exclusiva responsabilidade dos autores os conceitos e opiniões emitidas, bem como a utilização de quaisquer elementos em seus artigos, tais como a reprodução de imagens, tabelas e citações.

No arquivo enviado, o texto deve ser apresentado sem o nome do autor. Devem ser evitadas referências diretas a outros trabalhos do mesmo autor, que possam permitir identificá-lo. 

Os originais não aprovados serão excluídos de nossos arquivos.

Textos em desacordo com as normas de publicação ou com a linha editorial da revista Teresa não serão aceitos.

Aceitamos artigos de doutores, doutorandos e mestres.

Aceitamos resenhas de doutores, doutorandos, mestres e mestrandos.  

O envio de artigos por seus autores pressupõe a cessão dos direitos de publicação à revista Teresa.

Na capa, está indicado o nível atribuído pela Capes à revista, no sistema Qualis.

Para autores que encaminham trabalhos pela primeira vez: em seu cadastro, é necessário indicar a categoria "Autor", e selecionar a categoria em que o arquivo será considerado (Artigo, resenha ou outra). 

Os artigos originais devem apresentar a estrutura descrita a seguir:

- Título;

- Resumo: O resumo deve conter no máximo 8 (oito) linhas, em parágrafo único;

- Palavras-chave: Mínimo 3 e máximo 5 palavras-chave, separadas por vírgula;

- Abstract: O abstract deve conter no máximo 8 (oito) linhas, em parágrafo único;

- Keywords: Mínimo 3 e máximo 5 keywords, separadas por vírgula;

- Texto:

a) Fonte: Times New Roman, corpo 12; alinhamento justificado ao longo de todo o texto;

b) Espaçamento: 1,5 (um e meio) entre linhas; simples entre os parágrafos; duplo entre partes do texto (citações em destaque, tabelas etc.);

c) Citações: No corpo do texto, entre aspas duplas, quando forem de até 3 linhas; mais de 3 linhas devem ser destacadas fora do corpo do texto: Fonte Times New Roman corpo 11, com recuo de 2,5 cm à esquerda;

d) As referências bibliográficas devem aparecer em nota de pé de página (rodapé), seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Na primeira ocorrência, a referência deve ser completa; a partir da segunda vez que um determinado texto é citado, na nota devem constar apenas o sobrenome, prenome, título, “Op. cit.”, e página. Em caso de haver citações seguidas da mesma fonte, usa-se o “Idem”, desse modo, abreviado e redondo. Exemplos:

TÁVORA, Franklin. O Cabeleira. 5 ed. São Paulo: Ática, 1988, p. 10

(A partir da 2ª citação) TÁVORA, Franklin. O Cabeleira. Op. cit., p. 63. (Citação seguida) Idem, p. 65.

e) Notas de pé de página (rodapé): devem ser numeradas sequencialmente; alocadas ao final da página correspondente (nunca ao final do texto). Alinhamento justificado, com espaço simples dentro da nota e entre as notas.

f) Imagens não devem vir no arquivo de texto, mas em arquivo de imagem separado, indicando-se no texto o local de sua inserção. Elas devem ser produzidas em algum dos formatos gráficos mais habituais (.jpg ou .tif), com resolução mínima de 300 dpi.

- Informações sobre o autor: filiação institucional, mais alto grau de formação, principais publicações.

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS

1. LIVROS

CARVALHO, Ruy Duarte de. Desmedida. 2. ed. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2010.

SOBRENOME, Prenome*. Título: subtítulo (se houver). Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação da obra. Número de páginas ou volume (coleção ou série).

*Embora seja possível abreviar o prenome do autor (CARVALHO, R. D.), damos preferência ao prenome por extenso.

2. CAPÍTULO DE LIVRO

MEDEIROS, Paulo de. Apontamentos para conceptualizar uma Europa pós-colonial. In: SANCHES, M. (Org.). Portugal não é um país pequeno. Contar o “império” na pós-colonialidade. Lisboa: Livros Cotovia, 2006, pp. 339-356.

SOBRENOME, Prenome (do autor do capítulo). Título: subtítulo do capítulo (se houver). In: SOBRENOME, PRENOME abreviado (do(s) autor(es) do livro) (tipo de participação do(s) autor(es) na obra, p. Ex., Org(s). Título do livro: subtítulo do livro (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação, paginação referente ao capítulo.

3. PERIÓDICOS

3.1. Artigo de Revista Institucional

LEITE, Ana Mafalda. A fraternidade das palavras. Revista Via Atlântica-Revista da Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP, São Paulo, n. 5, pp. 20-28, 2002.

SOBRENOME, Prenome (do autor do artigo). Título: subtítulo do artigo (se houver). Título do periódico (com referência da instituição ao qual está vinculado), Local de publicação, volume (se houver), número do periódico, paginação referente ao artigo, ano de publicação.

3.2. Artigo de Revista (geral)

MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v. 24, n. 2, primavera 1998.

3.3. Artigo e/ou matéria de jornal

3.3.1 Artigo

SCHWARZ, Roberto. Nunca fomos tão engajados. Folha de S.Paulo. São Paulo, 26 de jun. de 1994, Caderno Mais!, p. E4.

3.3.2. Matéria de jornal assinada

LEAL, L. N. MP fiscaliza com autonomia total. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 3, 25 abr. 1999.

4. MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES:

SARAIVA, Sueli. A experiência do tempo em dois romances africanos: Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra e Mãe, materno mar. 147p. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.

SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo (se houver). Total de páginas. Tese (Doutorado) ou Dissertação (Mestrado) ou Monografia - Instituição onde foi apresentada. Local e ano da apresentação.

5. TRABALHO PUBLICADO EM ANAIS DE CONGRESSO

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C .B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9.; 1994, São Paulo. Anais. São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

6. DOCUMENTOS ELETRÔNICOS (CONSULTAS ONLINE)

SOUZA, N. J.; OLIVEIRA, J. C. Relação entre geração de conhecimento e desenvolvimento econômico. Análise. Porto Alegre, v. 17, n. 2, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/viewfile/1127/1570>. Acesso em: 9 de jun. 2008.

SOBRENOME, PRENOME(s) abreviado. Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico, local de publicação, volume, número ou fascículo, mês(s) abreviado(s). ano. Disponível em: [Endereço da URL]. Acesso em: [Data do acesso].

 

Diretrizes para Resenhas

A resenha pode ter como objeto um livro teórico, crítico ou historiográfico voltado para o estudo de Literatura Brasileira, ou uma obra literária brasileira. Outra possibilidade é a resenha de um volume de uma revista acadêmica indexada. 

A resenha deve se caracterizar pela seguinte forma:

- Indicação completa da referência bibliográfica da obra resenhada, incluindo número de páginas, ISBN ou ISSN e, em caso de obra coletiva, a lista completa de colaboradores. 

- Texto com a seguinte configuração: uma descrição geral do objeto da resenha, uma contextualização do objeto, e uma reflexão sobre suas especificidades.   

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto foi redigido em acordo com as normas editoriais da revista, e corresponde de modo direto aos termos de uma chamada pública de trabalhos divugada na própria publicação.O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  6. O trabalho proposto corresponde ao escopo da revista,
 

Declaração de Direito Autoral

O envio de artigos por seus autores pressupõe a cessão dos direitos de publicação à revista Teresa.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.