Araripe Júnior: crítico e historiador da literatura brasileira

Autores

  • Luiz Roberto Velloso Cairo Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Araripe Júnior, crítica literária, história literária brasileira

Resumo

2011 foi o ano do centenário da morte de Tristão de Alencar Araripe Júnior, nascido em Fortaleza-ce. Juntamente com Sílvio Romero (1851-1914) e José Veríssimo (1857-1916), eles são considerados os críticos literários brasileiros mais famosos do período que se estende de 1870 a 1916. Como os textos de Araripe Júnior costumam ser menos lidos do que os de seus contemporâneos, resolvi escrever sobre seus relevantes trabalhos de crítica e história literária brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Roberto Velloso Cairo, Universidade de São Paulo
    é doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. Professor aposentado de Literatura Brasileira e Literatura Comparada nos Cursos de Graduação e Pós-graduação da UNESP. Pesquisador do CNPq. Autor de O salto por cima da própria sombra: o discurso crítico de Araripe Júnior: uma leitura (Annablume, 1996), e de artigos e ensaios de crítica e história literária publicados em coletâneas e periódicos nacionais e estrangeiros.

Downloads

Publicado

2014-06-23

Como Citar

Araripe Júnior: crítico e historiador da literatura brasileira. (2014). Teresa, 14, 49-60. https://revistas.usp.br/teresa/article/view/99455