Empréstimos, tradução e uso na prática terminológica

Autores

  • Ana Maria Ribeiro de Jesus Faculdades Metropolitanas Unidas.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2012.49047

Palavras-chave:

Empréstimos, formas tradutórias, neologia, línguas de especialidade.

Resumo

Assumindo a dinamicidade inerente às línguas de especialidade, particularmente nas áreas científicas que mais dependem dos avanços tecnológicos, demonstraremos como os empréstimos, sobretudo do inglês, são extremamente produtivos nas formações neológicas dessas áreas. Os empréstimos são, dessa forma, um reflexo da influência que as línguas exercem umas sobre as outras. Analisamos um corpus do domínio da Astronomia, cuja terminologia, em língua portuguesa, mostrou-se exemplar nesse sentido. Assim, além da opção por manter o termo estrangeiro, os textos do corpus de análise revelam também o amplo uso de formas tradutórias por meio de paráfrases explicativas, enunciados definitórios, apresentação de uma tradução após o anglicismo e, em particular, por meio do decalque, que se mostrou predominante no que concerne à criação lexical no domínio, e que está relacionado à chamada neologia tradutiva. Externamos, com isso, a resposta da comunidade astronômica brasileira atual a algumas traduções propostas por astrônomos no final da década de 1980, que sugeriam que se utilizassem unidades pertencentes à língua portuguesa ou neologismos criados de acordo com sua estrutura em detrimento dos termos estrangeiros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Maria Ribeiro de Jesus, Faculdades Metropolitanas Unidas.

    Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Professora dos cursos de Letras e Letras/Tradutor das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) de São Paulo.

    É bacharel em Tradução (Unesp, 2002), mestre em Estudos Linguísticos na linha de pesquisa “Descrição do léxico geral e especializado” (Unesp, 2005) e doutora em Filologia e Língua Portuguesa na linha de pesquisa “Lexicologia e Terminologia do Português” (USP, 2011). Possui formação em Terminologia pelo Institut Universitari de Lingüística Aplicada (Universitat Pompeu Fabra-Barcelona, 2009). É professora do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/São Paulo), onde ministra disciplinas de teoria e prática de tradução.

     

Downloads

Publicado

2012-12-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Empréstimos, tradução e uso na prática terminológica. (2012). Tradterm, 20, 111-128. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2012.49047