A Sociologia da Educação de Bourdieu na revista Actes de la Recherche en Sciences Sociales

Autores

  • Ana Paula Hey Universidade de São Paulo
  • Afrânio Mendes Catani Universidade de São Paulo
  • Cristina Carta Cardoso de Medeiros Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.122400

Palavras-chave:

Pierre Bourdieu, Actes de la Recherche en Sciences Sociales, Sociologia da educação, Educação, cultura e dominação, Educação e reprodução social

Resumo

O texto apresenta uma incursão pelos artigos sobre educação do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) publicados na revista Actes de la Recherche en Sciences Sociales (ARSS). Fundada por Bourdieu em 1975 e dirigida por ele até a sua morte, a ARSS acolheu onze de seus artigos na temática educacional (sendo quatro em co-autoria) entre 1975 e 2000. Ressalta-se que nas páginas do periódico o autor “rascunhou” vários trabalhos que viriam a se constituir em seus livros. Nos textos ali apresentados Bourdieu reafirma a relevância da sociologia da educação como um capítulo importante da sociologia do conhecimento e da sociologia do poder, fornecendo um verdadeiro programa de investigação para enxergar os mecanismos instituídos de produção da dominação e das estratégias de reprodução nas sociedades de classes contemporâneas.

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Biografia do Autor

  • Ana Paula Hey, Universidade de São Paulo

    Professora no Departamento de Sociologia da USP e uma das organizadoras do Vocabulário Bourdieu (Autêntica, 2017). 

  • Afrânio Mendes Catani, Universidade de São Paulo

    Professor na Faculdade de Educação da USP. Pesquisador do CNPq, é um dos organizadores do Vocabulário Bourdieu (Autêntica, 2017). 

  • Cristina Carta Cardoso de Medeiros, Universidade Federal do Paraná

    Professora no Departamento de Educação Física da UFPR e uma das organizadoras do Vocabulário Bourdieu (Autêntica, 2017). 

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Publicado

2018-07-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Sociologia da Educação de Bourdieu na revista Actes de la Recherche en Sciences Sociales. (2018). Tempo Social, 30(2), 171-195. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.122400