Organizações privadas sem fins lucrativos: a participação do mercado no terceiro setor

Autores

  • Rosinha Machado Carrion Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702000000200015

Palavras-chave:

Terceiro setor, empresa privada, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Grupo de Instituições e Fundações Empresariais (GIFE)

Resumo

O objetivo desse ensaio é analisar a participação da empresa privada no 3o setor. Resultado de pesquisa realizada em quatro dentre as sete instituições gaúchas associadas ao GIFE, que é a entidade que reúne as iniciativas empresariais de maior destaque no campo social no Brasil, esse artigo revela a substituição, nessas instituições, da lógica da caridade pela do investimento social. O que faz com que o ato de doar assuma conotações estratégicas, priorizando ações e projetos que por suas características sejam interpretados como capazes de aportar uma contribuição mais efetiva ao enfrentamento da questão social. Paralelamente, evidencia-se, também, a preferência das instituições gaúchas, mantidas pelo capital privado e associadas ao GIFE, por ações de caráter preventivo, tais como aquelas que visam evitar a marginalização de crianças e adolescentes, em situação de risco social. Entre tais ações pode-se apontar as escolas de iniciação profissional.

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Publicado

2000-11-01

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Carrion, R. M. (2000). Organizações privadas sem fins lucrativos: a participação do mercado no terceiro setor . Tempo Social, 12(2), 237-255. https://doi.org/10.1590/S0103-20702000000200015