A arquitetura, o corpo e o espelho sobre a beleza e o tempo na arte do Renascimento e em nossos dias

Autores

  • Mário Henrique Simão D'Agostino Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Departamento de História da Arquitetura e Estética

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702003000100007

Palavras-chave:

Renascimento, Arquitetura clássica, Mímesis, Beleza, Temporalidade, Antigos e modernos

Resumo

A revivescência do ideal antigo de "fama eterna" e "perpetuidade" da arte propicia na Renascença novos enquadramentos conceituais do princípio clássico da mímesis. Asseverando a proeminência da arquitetura sobre as demais artes, diversos escritos renascentistas vinculam a consecução de obras belas à longevidade das edificações (Chrysolaras, Alberti, Filarete, Cesariano, entre outros). A curadoria e o valor exemplar dos monumentos, coordenados ao preceito de imitação dos antichi, suscitam diferentes posicionamentos doutrinários sobre o sentido do tempo na arte, a balizar os classicismos até o século XVIII. Um olhar retrospecto sobre os desafios então lançados permite, em contrapartida, maior distanciamento e juízo crítico acerca do difuso "culto" do tempo e da beleza em voga na atualidade.

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Publicado

2003-04-01

Edição

Seção

Aula Inaugural

Como Citar

D'Agostino, M. H. S. (2003). A arquitetura, o corpo e o espelho sobre a beleza e o tempo na arte do Renascimento e em nossos dias . Tempo Social, 15(1), 113-137. https://doi.org/10.1590/S0103-20702003000100007