Estratégias corporativas de marcas e estratégias sociais de diferenciação: uma análise a partir do automóvel

Autores

  • Elaine Norberto Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702004000200009

Palavras-chave:

Marcas, Estratégias corporativas, Automóveis

Resumo

O texto analisa estratégias de corporações automobilísticas de modo a defender três idéias. Em primeiro lugar, os aspectos materiais/funcionais, por um lado, e simbólicos, por outro, estão intimamente relacionados na construção de uma marca automobilística. Da coerência dessas ações derivam sinergias que transformam a marca num operador simbólico entre a corporação e os atores do mercado. Em segundo, o operador simbólico, uma vez constituído, pode favorecer, ou restringir, o acesso da corporação a segmentos de mercados, o que está vinculado ao processo de globalização. Em terceiro lugar, isso ocorre em virtude de a função da marca ser um dispositivo usado em estratégias de diferenciação e construção de identidades sociais. No desenvolvimento dessas idéias, procura-se dialogar com autores contemporâneos que refletiram sobre a questão da significação, como M. Sahlins, J. Baudrillard e C. Castoriadis.

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Biografia do Autor

  • Elaine Norberto, Universidade Federal da Bahia

    é professora adjunta na Universidade Federal da Bahia e professora visitante das Universidades de MontesquieuBordeaux IV e Paris-XNanterre.

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Publicado

2004-11-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Norberto, E. (2004). Estratégias corporativas de marcas e estratégias sociais de diferenciação: uma análise a partir do automóvel . Tempo Social, 16(2), 203-223. https://doi.org/10.1590/S0103-20702004000200009