O intelectual modernista como artista: Rubén Darío

Autores

  • Susana Zanetti Universidade de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702007000100002

Palavras-chave:

Modernismo, Artista moderno, Autonomia e mercado, Migrante

Resumo

Este artigo revisa a trajetória intelectual de Rubén Darío, perfilando a configuração do artista no modernismo (1880-1910), primeiro movimento concreto entre os escritores hispano-americanos, que renova substancialmente a produção literária em língua espanhola. Incorporado ao mercado moderno como jornalista na condição de migrante, oriundo do contexto cultural arcaico da Nicarágua natal, até os mais destacados centros hispano-americanos (Buenos Aires) e europeus (Madri, Paris), são consideradas suas demandas de autonomia estética e sua constante afirmação da autoridade do poeta para intervir nas discussões sobre a sociedade e a cultura moderna. Aí se destaca sua aposta na criação de uma América Latina fundada em novos laços de solidariedade e união com a Espanha, diante do avanço ameaçador dos Estados Unidos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

DARÍO, Rubén. (1894), “Los raros. Filósofos finiseculares: Nietzsche”. La Nación, 2 de abril.

DARÍO, Rubén. (1900), “Algo de arte: certámenes y exposiciones”. La Nación, 1º de maio.

DARÍO, Rubén. (1901a), “Audrianamantra mby an trano”. La Nación, 7 de julho.

DARÍO, Rubén. (1901b), España contemporánea. Paris, Garnier.

DARÍO, Rubén. (1902), “La invasión anglosajona”. La Nación, 23 de abril.

DARÍO, Rubén. (1912a), “El deseo de Paris”. La Nación, 6 de outubro.

DARÍO, Rubén. (1912b), “El fin de Nicaragua”. La Nación, 28 de setembro.

DARÍO, Rubén. (1952), Los raros. 1ª edição 1896. Buenos Aires, Espasa Calpe.

DONGHI, Tulio Halperín. (1987), El espejo de la historia: problemas y perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires, Sudamericana.

GALTIER, Lisandro Z. (1973), Carlos de Soussens y la bohemia porteña. Buenos Aires, Ministerio de Cultura y Educación.

NÁJERA, Manuel Gutiérrez. (1881), “La protección a la literatura”. El Nacional, 15 de março.

RAMA, Ángel. (1985), Las máscaras democráticas del modernismo. Montevidéu, Fundación Ángel Rama.

ZAVALA, Iris. (1989), “Introducción”. In: DARÍO, Rubén. El modernismo y otros ensayos. Madri, Alianza.

Downloads

Publicado

2007-06-01

Edição

Seção

Dossiê - História Social dos Intelectuais Latino-Americanos

Como Citar

Zanetti, S. (2007). O intelectual modernista como artista: Rubén Darío . Tempo Social, 19(1), 19-31. https://doi.org/10.1590/S0103-20702007000100002