Escravos na roça, anjos na escola

Autores

  • Elizabeth Ferreira Linhares Fundação Oswaldo Cruz. Programa de Implantação do Campus Fiocruz da Mata Atlântica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702008000100005

Palavras-chave:

Colonato, Reforma agrária, Infância, Escolarização

Resumo

Baseado em um estudo de caso, este artigo trata do processo de mudança e da construção dos diferentes contextos sociais e os respectivos significados da infância e da escola para um grupo de antigos colonos da cafeicultura fluminense, atualmente beneficiário de um assentamento rural na região serrana do estado. Considerando o desenvolvimento histórico e social do colonato e a progressiva desconstrução das relações que o constituíam, são analisadas as condições vividas pelas crianças de diferentes gerações, com ênfase especial nas mudanças operadas no papel desempenhado e no significado da escola para este grupo, e suas implicações para a vida cotidiana das crianças e para as próprias representações sobre a infância.

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Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Educação

Como Citar

Linhares, E. F. (2008). Escravos na roça, anjos na escola . Tempo Social, 20(1), 95-117. https://doi.org/10.1590/S0103-20702008000100005