O paradigma da escolha racional: mercado regulado e pluralismo religioso

Autores

  • Alejandro Frigerio Sem registro de afiliação
  • Fernando Antonio Pinheiro Filho Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702008000200002

Palavras-chave:

Religião, Mercado, Teoria social, Pluralismo religioso

Resumo

A teoria das economias religiosas proposta por Rodney Stark, Roger Finke e Laurence Iannaccone tem recebido pouca atenção nos meios acadêmicos latino-americanos. Poucos são os trabalhos locais que explicitam com precisão seus argumentos e os compreendem a partir de seus supostos e definições. Neste trabalho, descrevo as principais proposições dos autores norte-americanos a respeito da escolha racional, do funcionamento do mercado religioso e de suas conseqüências para o pluralismo religioso. Esta discussão é particularmente necessária, já que sua nova definição de "escolha racional" é pouco conhecida localmente e suas idéias sobre o mercado religioso têm sido relidas mais a partir da perspectiva de Berger que de seus próprios pressupostos. Chamar a atenção para o grau de regulação das economias religiosas mostra que estas não se definem exclusivamente em termos de monopólio ou de mercado, mas que existe de fato um continuum de possibilidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BECKFORD, James. (2003), Social theory and religion. Cambridge, Cambridge University Press.

BERGER, Peter. (1971), El dosel sagrado. Buenos Aires, Amorrortu.

BOUDON, Raymond. (1993), “Toward a synthetic theory of rationality”. International Studies in the Philosophy of Science, 7: 5-19.

CAROZZI, María Julia & FRIGERIO, Alejandro. (1994), “Los estudios de la conversión a nuevos movimientos religiosos: perspectivas, métodos y hallazgos”. In: FRIGERIO, Alejandro & CAROZZI, María. El estudio científico de la religión a fines del siglo XX. Buenos Aires, Ceal.

CAROZZI, María Julia & FRIGERIO, Alejandro. (1997), “Não se nasce batuqueiro: a conversão às religiões afro-brasileiras na Argentina”. Religião e Sociedade, 18 (1): 71-94.

DE LA TORRE, Renée & GUTIÉRREZ ZUÑIGA, Cristina. (2005), “Mercado y religión contemporánea”. Desacatos, 18: 9-11.

DIOTALLEVI, Luca. (2002), “Internal competition in a national religious monopoly: the catholic effect and the Italian case”. Sociology of Religion, 63 (2): 137-156.

FINKE, Roger. (1990), “Religious deregulation: origins and consequences”. Journal of Church and State, 32: 609-626.

FINKE, Roger. (1997), “The consequences of religious competition: supply side explanations for religious change”. In: YOUNG, Lawrence. Rational Choice theory and religion. Nova York, Routledge.

FINKE, Roger & STARK, Rodney. (1992), The churching of America: 1776-1990. New Brunswick, Rutgers.

FINKE, Roger & STARK, Rodney. (2003), “The dynamics of religious economies”. In: DILLON, Michele. Handbook of the sociology of religion. Cambridge, Cambridge University Press.

FRIGERIO, Alejandro. (1998), “Desregulación del mercado religioso y expansión de nuevas religiones: una interpretación desde la oferta”. Trabalho apresentado no XXII Encontro Anual da Anpocs, Caxambu, MG, Brasil, 27-31 de outubro de 1998.

FRIGERIO, Alejandro. (1999), “El futuro de las religiones mágicas en Latinoamérica”. Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião, 1: 51-88.

FRIGERIO, Alejandro. (2000), “Teorias econômicas aplicadas ao estudo da religião: em direção a um novo paradigma?”. BIB – Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, 50: 125-144.

FRIGERIO, Alejandro. (2003), “ ‘¡Por nuestros derechos ahora o nunca!’: construyendo una identidad colectiva umbandista en Argentina”. Civitas, 3 (1): 35-68.

FRIGERIO, Alejandro. (2005), “Identidades porosas, estructuras sincréticas y narrativas dominantes: miradas cruzadas entre Pierre Sanchis y la Argentina”. Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião, 7: 223-237.

FRIGERIO, Alejandro. (2007a), “Repensando el monopolio religioso del catolicismo en la Argentina”. In: CAROZZI, María & CERIANI, César. Ciencias sociales y religión en América Latina: perspectivas en debate. Buenos Aires, Biblos/ACSRM.

FRIGERIO, Alejandro. (2007b), “Analyzing conversion in Latin America: theoretical questions, methodological dilemmas and comparative data from Argentina and Brazil”. In: STEINGENGA, Timothy & CLEARY, Edward. Conversion of a continent: contemporary religious change in Latin America. New Jersey, Rutgers University Press.

FRIGERIO, Alejandro & WYNARCZYK, Hilario. (2004), “Cult controversies and government control of New Religious Movements in Argentina (1985-2001)”. In: RICHARDSON, James. Regulating religion: case studies from around the globe. Nova York, Kluwer Publishers.

GOOREN, Henri. (2007), “Reassessing conventional approaches to conversion: toward a new synthesis”. Journal for the Scientific Study of Religion, 46 (3): 337-353.

GRIM, Brian & FINKE, Roger. (2006), “International religion indexes: government regulation, government favoritism, and social regulation of religion”. Interdisciplinary Journal of Research on Religion, 2, article 1, www.religjournal.com.

GUERRA, Lemuel. (2002), “A metáfora do mercado e a abordagem sociológica da religião”. Religião e Sociedade, 22 (2): 115-134.

GUERRA, Lemuel. (2006), “Mercado religioso na Paraíba: a competição e o aumento da racionalização das atividades das organizações religiosas”. Religião e Sociedade, 26 (2):155-186.

HECHTER, Michael. (1997), “Religion and rational choice theory”. In: YOUNG, Lawrence. Rational choice theory and religion. Nova York, Routledge.

HECHTER, Michael & KANAZAWA, Satoshi. (1997), “Sociological rational choice theory”. Annual Review of Sociology, 23: 191-214.

IANNACCONE, Laurence. (1997), “Rational choice: framework for the scientific study of religion”. In: YOUNG, Lawrence. Rational choice theory and religion. Nova York, Routledge.

IANNACCONE, Laurence. (2006), “Economy”. In: EBAUGH, Helen R. Handbook of religion and social institutions. Nova York, Springer.

IANNACCONE, Laurence, FINKE, Roger & STARK, Rodney. (1997), “Deregulating religion: the economics of church and state”. Economic Inquiry, 35: 350-364.

LIE, John. (1997), “Sociology of markets”. Annual Review of Sociology, 23: 341-360.

MARIANO, Ricardo. (2003), “Efeitos da secularização do Estado, do pluralismo e do mercado religiosos sobre as igrejas pentecostais”. Civitas, 3 (1): 111-125.

MAUSS, Armand. (1993), “Research in social movements and in new religious movements: The prospects for convergence”. Religion and the Social Order, 3A: 127-151.

PARKER, Cristián. (2005), “¿América Latina ya no es católica? Pluralismo cultural y religioso creciente”. América Latina Hoy, 41: 35-56.

PIERUCCI, Antônio Flávio. (2006), “A religião como solvente: uma aula”. Novos Estudos Cebrap, 75: 111-127.

PRANDI, Reginaldo. (1996), “Religião pagã, conversão e serviço”. In: PIERUCCI, Flavio & PRANDI, Reginaldo. A realidade social das religiões no Brasil. São Paulo, Hucitec.

RICHARDSON, James. (1980), “Conversion careers”. Society, 17: 47-50.

SEMÁN, Pablo. (2001), “Cosmológica, holista y relacional: una corriente de la religiosidad popular contemporánea”. Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião, 3:45-74.

SHERKAT, Darren. (1997), “Embedding religious choices: integrating preferences and social constraints into rational choice theories of religious behavior”. In: YOUNG, Lawrence. Rational choice theory and religion. Nova York, Routledge.

SHERKAT, Darren & WILSON, John. (1995), “Preferences, constraints and choices in religious markets: an examination of religious switching and apostasy”. Social Forces, 73 (3): 993-1026.

STARK, Rodney. (1997), “Bringing theory back in”. In: YOUNG, Lawrence. Rational choice theory and religion. Nova York, Routledge.

STARK, Rodney & FINKE, Roger. (1993), “A rational approach to the history of American cults and sects”. Religion and the Social Order, 3A: 109-126.

STARK, Rodney & FINKE, Roger. (2000), Acts of faith: explaining the human side of religion. Berkeley, University of California Press.

STARK, Rodney & IANNACCONE, Laurence. (1993), “Rational choice propositions about religious movements”. Religion and the Social Order, 3A: 241-261.

STARK, Rodney & MCCANN, James. (1993), “Market forces and catholic commitment: exploring the new paradigm”. Journal for the Scientific Study of Religion, 32 (2):111-124.

WARNER, Stephen. (1993), “Work in progress towards a new paradigm for the sociological study of religion in the United States”. American Journal of Sociology, 98:1044-1093.

WARNER, Stephen. (1997), “Convergence toward the new paradigm: a case of induction”. In: YOUNG, Lawrence. Rational choice theory and religion. Nova York, Routledge.

ZURCHER, Louis & SNOW, David. (1981), “Collective behavior: social movements”. In: ROSENBERG, M. & TURNER, R. Social psychology: sociological perspectives. Nova York, Basic Books, pp. 447-482.

Downloads

Publicado

2008-11-01

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Religião

Como Citar

Frigerio, A., & Pinheiro Filho, F. A. (2008). O paradigma da escolha racional: mercado regulado e pluralismo religioso . Tempo Social, 20(2), 17-39. https://doi.org/10.1590/S0103-20702008000200002