Converter indivíduos, mudar culturas

Autores

  • Reginaldo Prandi Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Sociologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702008000200008

Palavras-chave:

Religião e cultura, Conversão religiosa, Religiões na América Latina, Catolicismo, Evangelicalismo, Religiões afro-brasileiras

Resumo

Religiões diferentes concebem e tratam diversamente seus alvos: seus adeptos, antigos e novos. Procura-se neste texto analisar certas relações que distintas correntes religiosas estabelecem com as culturas e os indivíduos na América Latina, especialmente no Brasil. As religiões têm interpretações distintas do que seja a cultura, e essas definições ajudam a moldar suas estratégias de conversão e reação ao avanço de religiões oponentes. Para efeito de discussão, o artigo considera como um eixo hipotético um futuro não distante em que a América Latina teria uma maioria evangélica em sua população, perguntando-se o que aconteceria com a suposta cultura católica latino-americana se caso tal supremacia evangélica viesse de fato a se constituir.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALENCAR, Gedeon. (2005), Protestantismo tupiniquim: hipóteses sobre a (não) contribuição evangélica à cultura brasileira. São Paulo, Arte Editorial.

ARRUPE, Pedro. (1978), “Catequesis e inculturación: intervención en el sínodo de 1977”. Actualidad Catequética, 18: 76-81.

AZEVEDO, Marcelo C. (2007), “Inculturación, teología fundamental. Parte I: Problemática”. Mercabá: Semanario Cristiano de Formación e Información, disponível em www.mercaba.org/DicT/TF_inculturacion.htm, 21/9/2007.

CAMARGO, Candido Procopio Ferreira de. (1971), Igreja e desenvolvimento. São Paulo, Cebrap.

DURHAM, Eunice Ribeiro. (2004), A dinâmica da cultura. São Paulo, Cosac Naify.

HANNERZ, Ulf. (1996), Transnational connections: culture, people, places. Nova York, Routledge.

HOFFMAN, Dianne M. (1999), “Culture and comparative education: toward decentering and recentering the discourse”. Comparative Education Review, 43 (4): 464-488, Chicago.

KUPER, Adam. (2002), Cultura, a visão dos antropólogos. Bauru, SP, Edusc.

LAMBECK, Michael & BODDY, Janice. (1997), “Introduction: culture in question”. Social Analysis, 41 (3): 3-23, New Milford.

MARIANO, Ricardo. (1999), Neopentecostalismo: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo, Loyola.

MAZZOLENI, Gilberto. (1992), O planeta cultural. São Paulo, Edusp.

PIERUCCI, Antônio Flávio. (2005), “O retrovisor polonês”. Folha de S. Paulo, 10/4.

_____. (2006), “Religião como solvente, uma aula”. Novos Estudos Cebrap, 75: 111-127, jul., São Paulo.

PIERUCCI, Antônio Flávio & PRANDI, Reginaldo. (1996), A realidade social das religiões no Brasil. São Paulo, Hucitec.

PRANDI, Reginaldo. (1974), Catolicismo e família. São Paulo, Brasiliense.

PRANDI, Reginaldo. (1991), Os candomblés de São Paulo. São Paulo, Hucitec.

PRANDI, Reginaldo. (1997), Um sopro do espírito. São Paulo, Edusp.

PRANDI, Reginaldo. (2005), Segredos guardados. São Paulo, Companhia das Letras.

TEIXEIRA, Faustino. (2007), “Inculturação da fé e pluralismo religioso”. Rede Ecumênica Latino-Americana de Missiólogos, disponível em www.missiologia.org.br/artigos/15_incult.php, 6/9.

Downloads

Publicado

2008-11-01

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Religião

Como Citar

Prandi, R. (2008). Converter indivíduos, mudar culturas . Tempo Social, 20(2), 155-172. https://doi.org/10.1590/S0103-20702008000200008