Ilegalismos e jogos de poder em São Paulo

Autores

  • Vera da Silva Telles Universidade de São Paulo. Departamento de Sociologia
  • Daniel Veloso Hirata Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702010000200003

Palavras-chave:

Cidade, Ilegalismos, Mercados, Informais, Negócios ilícitos, Campos de disputa

Resumo

O ponto de partida deste artigo diz respeito à teia de ilegalismos - novos, velhos ou redefinidos - que passam pelos circuitos da hoje expansiva economia (e cidade) informal, o comércio de bens ilegais, o tráfico de drogas e suas capilaridades nas redes sociais e nas práticas urbanas. Tendo como referência a noção de gestão diferencial dos ilegalismos (Foucault), trata-se de interrogar o que acontece justamente nas dobras do legal-ilegal, formal-informal: jogos de poder, relações de força, campos de disputa. A hipótese com a qual trabalhamos é a de que, em torno desses ilegalismos, se estruturam campos de força e jogos de poder que deslocam, fazem e refazem a demarcação entre a lei e o extralegal, entre a justiça e a força, entre acordos pactuados e a violência, e também entre a ordem e seu avesso. No núcleo das economias e das dinâmicas de nossas cidades, são campos de força nos quais parecem estar em disputa os sentidos de lei, justiça, ordem e seu avesso. É nessa chave que podemos entender, assim nos parece, as dinâmicas políticas implicadas nos mercados informais, bem como no mercado varejista de drogas ilícitas e suas capilaridades nas tramas urbanas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Adorno, Sergio. (2008), “Uma história social do crime e da punição”. In: Gomes, Angela de Castro (org.), Leituras críticas de Boris Fausto. Belo Horizonte, Editora da UFMG/Fundação Perseu Abramo, pp. 81-108.

Agamben, Giorgio. (2002), O poder soberano e a vida nua. Belo Horizonte, Editora da UFMG.

Biondi, Karina. (2010), Junto e misturado: uma etnografia do PCC. São Paulo, Terceiro Nome/Fapesp.

Boiteux, Luciana. (2009), “Sumário executivo”. Relatório de pesquisa “Tráfico de drogas e Constituição”. Rio de Janeiro/Brasília, UFRJ/UnB.

Das, Veena & Poole, Deborah. (2004), Anthropology in the margins of the State. Santa Fe, School of American Research Press.

Detiènne, Marcel & Vernant, Jean-Pierre. (1974), Les ruses de l’intelligence: la mètis des grecs. Paris, Flammarion.

Feltran, Gabriel. (2009), “A violência extralegal nas periferias de São Paulo. Debates no ‘mundo do crime’: repertórios da justiça nas periferias de São Paulo”. Paper apresentado no 33º Encontro Anual da Anpocs, set.

Foucault, Michel. (1994), “Des supplices aux cellules”. In: . Dits et écrits II. Paris, Gallimard, pp. 716-720.

. (2006), Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, Vozes.

Freire, Carlos. (2009), Relatório de Pesquisa “Dinâmicas urbanas e mercado informal: das calçadas às lojas de galeria”. Projeto de pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Sociologia-USP.

Godoi, Rafael. (2009), “Prisão, periferia e seus vasos comunicantes em tempos de encarceramento em massa”. Paper apresentado no seminário “Crime, violência e cidade”. São Paulo, Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Sociologia-USP e NEV.

Hirata, Daniel. (2010), Sobreviver na adversidade: entre o mercado e a vida. São Paulo, tese de doutorado, FFLCH-USP.

Human Rights Watch. (2009), “Força letal: violência policial e segurança pública no Rio de Janeiro e em São Paulo”. Relatório, dez.

Lascoumes, Pierre. (1996), “L’illégalisme, outil d’analyse”. Societé & Représentation, nov., pp. 78-84.

Lima, Renato S. (2009), “Criminalidade violenta e homicídios em São Paulo: fatores explicativos e movimentos recentes”. Paper apresentado no seminário “Crime, violência e cidade”. São Paulo, Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Sociologia-USP e NEV.

Marques, Adalton. (2010), Crime, proceder, convívio-seguro: um experimento antropológico a partir de relações entre ladrões. São Paulo, dissertação de mestrado, FFLCH-USP.

Misse, Michel. (2006), Crime e violência no Brasil contemporâneo: estudos de sociologia do crime e da violência urbana. Rio de Janeiro, Lumen Juris.

Ruggiero, Vicenzo & South, Nigel. (1997), “The late city as a bazaar: drug markets, illegal enterprise and barricades”. The British Journal of Sociology, 48 (1):54-70.

Salla, Fernando. (2009), “Prisão e crime organizado no Brasil”. Texto apresentado no seminário “Crime, violência e cidade”. São Paulo, Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Sociologia-USP e NEV.

Soares, Barbara, Moura, Tatiana & Afonso, Carla. (2009), Auto de resistência: relatos familiares de vítimas de violência armada. Rio de Janeiro, 7 Letras.

Telles, Vera S. (2009), “Ilegalismos e a cidade”. Novos Estudos Cebrap, 84: 153-173.

. (2010a), “Nas dobras do legal e ilegal: ilegalismos e jogos de poder nas tramas da cidade”. Dilemas, Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, 2 (5-6): 97-126.

. (2010b), “Ilegalismos e a gestão (em disputa) da ordem”. In: . Cidade: tramas, dobras, percursos. São Paulo, tese de livre-docência, FFLCH-USP.

Telles, Vera S. & Hirata, Daniel. (2007), “Cidade e práticas urbanas: nas fronteiras incertas entre o ilegal, o informal e o ilícito”. Revista de Estudos Avançados da USP, 21 (61): 171-191.

Veyne, Paul. (1998), Como se escreve a história. Brasília, Editora da UnB.

Zaluar, Alba. (1985), A máquina e a revolta. São Paulo, Brasiliense.

Downloads

Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Dossiê - Ilegalismo na América Latina

Como Citar

Telles, V. da S., & Hirata, D. V. (2010). Ilegalismos e jogos de poder em São Paulo . Tempo Social, 22(2), 39-59. https://doi.org/10.1590/S0103-20702010000200003