Entre o cinema e a serigrafia: para uma biografia sociológica de Andy Warhol

Resumo

Procuramos neste artigo reconstruir uma breve biografia sociológica de Andy Warhol, ícone da pop art. Nosso objetivo é identificar em sua trajetória uma dimensão performativa da objetivação como sujeito do campo do artista norte-americano. Warhol transformou um procedimento original – a serigrafia – em obra de arte. Se, por um lado, Andy encontrou um modo específico de estilizar fotografias, por outro, encontrou um modo de legitimar a reprodutibilidade das obras de arte para fins de mercado, isto é, transformou suas obras de arte em mercadorias produzidas em série. No entanto, Warhol, em seus trabalhos cinematográficos, desenvolveu uma perspectiva de gênero com base em sua estética cinematográfica que nos interessa ressaltar.

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Biografia do Autor

Nicholas Rauschenberg, Universidade de Buenos Aires

Pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica da Argentina (Conicet) e professor na Universidade de Buenos Aires, Faculdade de Ciências Sociais.

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Publicado
2019-04-17
Como Citar
Rauschenberg, N. (2019). Entre o cinema e a serigrafia: para uma biografia sociológica de Andy Warhol. Tempo Social, 31(1), 301-321. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2019.133761
Seção
Artigos