Foucault: o poder e o direito

Autores

  • Ronaldo Porto Macedo Júnior Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/ts.v2i1.84795

Palavras-chave:

Foucalt, Ewald, Racionalidade, Representação, Norma, Normalidade, Direito social, Soberania

Resumo

A idéia de crise do Direito presente em grande parte da literatura jurídica contemporânea está alicerçada numa questão filosófica mais ampla relacionada à crise dos conceitos clássicos de Racionalidade e Representação. Este texto mostra como as análises foucaultianas da crise da racionalidade jurídica liberal explicam o advento de novas formas de racionalidade jurídica, baseadas nos conceitos de Norma e Normalidade, no interior do assim chamado Direito Social. Para tanto, são analisados os conceitos básicos envolvidos na arqueologia do saber jurídico e genealogia do poder jurídico na sociedade do Welfare State, dando-se particular atenção ao papel do conceito de soberania.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ronaldo Porto Macedo Júnior, Universidade de São Paulo

    Ex-bolsista do CEBRAP, Promotor de Justiça em São Paulo, mestrando do Programa de pós-Graduação do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

1990-07-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Macedo Júnior, R. P. (1990). Foucault: o poder e o direito. Tempo Social, 2(1), 151-176. https://doi.org/10.1590/ts.v2i1.84795